quinta-feira, 5 de maio de 2016

Na Mídia: Beth Colombo destaca rede de combate à violência contra a mulher

Tony Capellão
A vice-prefeita Beth Colombo participou da reunião sobre o Projeto Conexões Estratégias Integradas contra HIV/Aids e a Violência de Gênero na tarde desta quarta-feira (27), no auditório Sady Schwitz. O evento, realizado pelo ONG Coletivo Feminino Plural em parceria com a Coordenadoria Municpal de Política para a Mulher, reuniu secretarias e entidades municipais, das cidades de Esteio, Porto Alegre e do Governo do Estado, com a finalidade de aprofundar conteúdos, construir atenção qualificada sobre a saúde da mulher e enfrentamento da violência contra a mulher. Galeria de fotos aqui.
Na abertura, a vice-prefeita destacou a atuação do município nas ações que buscam a proteção, bem-estar e qualidade de vida das mulheres, com a implantação da coordenadoria, conselho, Centro de Referência, e da parceria com o Coletivo Feminino Plural e outras ONGs. Beth falou que apesar das mulheres serem guerreiras e lutadoras, protetoras com a família e o trabalho, acabam por esquecer de proteger a si mesmas. "Isso acontece muitas vezes com as mulheres que sofrem violência, elas se colocam em último estágio e não pode ser assim", afirmou. Ressaltou ainda que todos os segmentos deveriam ter um olhar para as mulheres, e que elas próprias têm a responsabilidade umas com as outras de se proteger, "para que possamos, de fato, formar redes". Defendeu também a importância das mulheres na política, no protagonismo, e que ainda falta a representatividade nesse segmento. "A sensibilidade, o olhar feminino fazem a diferença. Precisamos usar de toda essa energia para sermos fortes, para lidar com as situações e pessoas com quem convivemos no nosso dia a dia".
A secretária especial Cássia Dal Molin, da Coordenadoria de Políticas para a Mulher de Canoas, também esteve presente.
No município, já foram realizadas três capacitações do Projeto Conexões, para auxiliar na compreensão do problema, informar agentes da área de saúde e direitos da mulher, além de articular as redes de atendimento em saúde e atenção à violência. O objetivo também é ampliar o número de agentes envolvidos, sensibilizados e instrumentalizados para atuar em estratégias Integradas contra o HIV/AIDS e a Violência de Gênero.
Projeto
O Conexões é coordenado pela ONG Coletivo Feminino Plural, uma entidade que atua no movimento de mulheres por meio de articulações locais, regionais, nacionais e internacionais, integrando redes e campanhas, propugnando por políticas públicas, o cumprimento dos instrumentos nacionais e internacionais de direitos humanos das mulheres e o fim de todas as formas de violências e discriminações sobre mulheres e meninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário