segunda-feira, 25 de abril de 2016

Exposição de fotos ‘Revelando a Vida’ retrata o olhar de jovens vivendo e convivendo com HIV sobre as cidades de Brasília, Rio e BH

Jovens participam de ação no metrô.
Foto: Divulgação/Positivo na Lata
A abertura da exposição nacional de fotos Revelando a Vida, no Museu Nacional de Brasília, marcará as celebrações do Dia Mundial de Luta contra a AIDS (1º de dezembro) na capital federal. As 40 fotos selecionadas para a mostra, que ficará no Anexo do Museu até o dia 31 de dezembro de 2015, são resultado de aulas de capacitação profissional em fotografia que o projeto Positivo na Lata ofereceu a 100 jovens e adultos vivendo e convivendo com HIV/AIDS nas cidades de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).

Todos os participantes do projeto  puderam aprender desde o método analógico de fotografar – fotolata – até as técnicas da era digital. Além de mostrar o olhar destes aspirantes a fotógrafos sobre suas cidades, a experiência deu voz a questões importantes no debate sobre o HIV e a AIDS, como o sigilo quanto à sorologia, a discriminação e a falta de informação da sociedade diante dos temas relacionados à epidemia, que ainda atinge muitas pessoas no Brasil e no mundo, em especial os jovens.

“O medo do estigma e da discriminação ainda faz com que muitos dos participantes destas oficinas prefiram o anonimato”, conta Beth Bogea, Relações Públicas do Instituto Bogea, idealizador e realizador das oficinas do projeto Positivo na Lata. “Nesse sentido, podemos dizer que o aprendizado se deu nas duas direções. Ao mesmo tempo em que treinamos estes jovens, nós também aprendemos muito sobre as dificuldades de se viver e conviver com o HIV e suas consequências.”


Leia a matéria completa no site da Unaids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário