sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Unidade móvel orienta jovens e realiza teste rápido para HIV/Aids

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lança na terça-feira, 27, o Projeto Fique Sabendo Jovem na Capital, com o recebimento de uma unidade móvel preparada para prestar orientações sobre direitos sexuais e reprodutivos e realizar exames para diagnóstico rápido de HIV, sífilis e hepatite B. Na unidade móvel, profissional de saúde e jovem atuarão de forma conjunta para orientar, prioritariamente, jovens entre 15 e 24 anos em situação de risco ampliado para HIV/Aids. 

As ações de prevenção também serão realizadas com estudantes da rede pública de ensino e junto a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, com objetivo de melhorar o acesso desse público aos serviços de saúde e realizar o diagnóstico precoce do HIV, sífilis e hepatite B. "O diagnóstico precoce do HIV é essencial para o início do tratamento de forma oportuna, contribuindo para a redução de novas infecções", afirma Cristina Albuquerque, coordenadora do projeto e responsável pela área do HIV/aids do Unicef no Brasil. A unidade móvel tem capacidade para dar o diagnóstico em até 30 minutos após a realização do teste. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde (2013), o número de casos de pessoas que vivem com Aids, em Porto Alegre, cresceu no panorama epidemiológico. Atualmente, são cerca de 96,2 casos novos para cada 100 mil habitantes na Capital, sendo que os dados apontam uma crescente na população jovem. A expectativa do projeto é  trabalhar prevenção do HIV/Aids, Sífilis e Hepatites na população de adolescentes e jovens de Porto Alegre. 


Com a informação de Prefeitura de Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário