quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Capital estimula o cuidado sem preconceito em casos de Aids

Instalação urbana Os sentidos da prevenção está na Praça da Alfândega
Uma instalação urbana movimenta o Centro Histórico de Porto Alegre desta esta quinta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Denominada "Os sentidos da prevenção", a estrutura está na Praça da Alfândega das 11h às 14h e das 17h às 20h, até o dia 6, com exceção de domingo, 4. Neste sábado, 3, a visitação será das 11h às 15h. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o ambiente multimídia se propõe a explorar as sensações e os sentidos visuais, auditivos e táteis, estimulando os visitantes a pensar em situações de maior risco ao vírus HIV, bem como conhecer as diferentes formas de prevenção.

Com o tema Cuidar e ser cuidado, a ideia também é provocar reflexões a respeito das atitudes com pessoas que vivem com HIV ou Aids, para que sejam mais solidárias, diminuindo o preconceito e o estigma. “Cuidar significa utilizar várias estratégias de prevenção, como proteção nas relações sexuais usando preservativo, fazer testagens regulares e começar o tratamento o mais cedo possível em caso de resultado positivo. Em especial, é ter solidariedade com as pessoas que vivem com HIV/Aids”, comenta a gerente de Políticas Públicas de Cuidado em Saúde – Transmissíveis, Simone Ávila. “O preconceito e a discriminação fazem com que pessoas com o vírus não queiram se tratar, tenham vergonha e sejam excluídas. Com a campanha deste ano, queremos incentivar o cuidado no sentido da solidariedade e do respeito que merecem”, afirma.

Nesta quinta-feira, 1º, a oferta de testagem rápida para o HIV, além de atividades de prevenção, é intensificada no Centro de Saúde Modelo e na Praça Piratini (em frente ao Colégio Júlio de Castilhos), das 9h às 11h e 14h das 16h; nas  unidades de saúde da região Glória, Cruzeiro e Cristal, das 8h às 17h; na US Chácara da Fumaça (estrada Martin Félix Berta, 2432, bairro Alto Petrópolis), das 9h às 17h, com coffee break aos usuários produzido pela Cozinha da Cidadania, projeto que visa à geração de renda para pessoas que vivem com HIV ou Aids; no Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas - CAPS AD 3 Partenon Lomba do Pinheiro (rua Dona Firmina, 144); e no Hospital Restinga Extremo-Sul, com atendimento imediato por infectologistas.


Entre os destaques da programação está a exibição do documentário A paixão de JL, neste sábado, 3, às 20h, na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085). No filme, o artista José Leonilson começa a narrar em fitas cassetes, no ano de 1990, um diário sobre a vida dele e os acontecimentos no Brasil e no mundo, como a queda do muro de Berlim. Os registros tomam outra proporção quando Leonilson descobre que é portador do vírus HIV. Direção de Carlos Nader, com debate após a exibição (documentário: 2014. 82 min. Brasil).

Fique sabendo - A unidade móvel do projeto Fique Sabendo Jovem faz parte das atividades, com intervenções em diversas datas e locais (consulte programação). A ideia do projeto é ampliar o número de testes voluntários e a prevenção, além de aumentar o encaminhamento para tratamento e a retenção, para que o jovem diagnosticado reagente ao HIV comece o tratamento o quanto antes e não abandone o uso da medicação antirretroviral, necessária na manutenção da qualidade de vida. Estratégia inovadora de prevenção e educação em saúde sobre direitos sexuais e reprodutivos direcionada à juventude, o projeto é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a SMS.

Tendência de queda - Porto Alegre permanece como capital e cidade com as mais altas taxas de incidência de Aids no Brasil nos últimos dez anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde, com taxa média de 95,20 casos por 100 mil habitantes na séria histórica de 2005 a 2015. Nos últimos cinco anos, porém, as incidências apresentam queda, principalmente em 2015, o que pode ser observado nos números da Secretaria Municipal de Saúde, pela Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde, com 74,21 casos por 100 mil habitantes, comparativamente a 2014, quando a taxa foi de 90,9 casos por 100 mil habitantes. O total acumulado de casos é de 28.497 – até 30 de junho de 2016 –, sendo que, destes, 96,3% dos casos em adultos e 3,7% em crianças menores de 13 anos. O coeficiente de mortalidade também apresenta tendência de queda, passando de 32,21 por 100 mil habitantes, em 2011, para 24,12, em 2015.

A SMS tem investido em ações para controlar a epidemia em Porto Alegre. Uma das estratégias é oportunizar a detecção precoce da infecção pelo HIV, com a oferta de diagnóstico e, consequentemente, o início do tratamento. Os testes rápidos são disponibilizados à população nas unidades de saúde de referência, incluindo pessoas em situação de rua. Clique aqui e identifique a sua, conforme o endereço de domicílio. Também oferece os Serviços de Assistência Especializada e pronto atendimentos para casos de urgência. Clique aqui para mais informações.

Programação:
Até 02/12 – Exibição do curta-metragem Um conto sobre Aids, com posterior roda conversa. Local: Unidade de Saúde Mário Quintana - Horário: 9h30 e 15h30.

01/12 – Entrega do prêmio Equipe Destaque na Prevenção da Transmissão Vertical do HIV e sífilis congênita em Porto Alegre. Local: Hotel Continental - Horário: 8h30 às 10h30.

– Testagem rápida para o HIV + atividades de prevenção. Local: Centro de Saúde Modelo e Praça Piratini (em frente ao Colégio Júlio de Castilhos). Horário: 9h às 11h – 14h às 16h.

– Testagem rápida para o HIV + atividades de prevenção. Local: todas as unidades de saúde da Gerência Distrital Glória, Cruzeiro e Cristal. Horário: 8h às 17h.

– Gincana de Natal –  Entrega dos prêmios “Lanceta de Ouro, Prata e Bronze” a unidades de saúde que se destacaram na realização de testes rápidos para HIV na Gerência Distrital Norte-Eixo Baltazar. Local: Centro Humanístico Vida (av. Baltazar de Oliveira García, 2132 - Sarandi). Horário: 18h às 21h.

– Testagem rápida para HIV e atividades de prevenção. Neste dia, a equipe receberá os usuários com um coffee break produzido pela Cozinha da Cidadania, projeto que visa à geração de renda para pessoas que vivem com HIV ou Aids. O projeto é mantido pelo Fórum ONG/Aids RS (http://www.forumongaidsrs.org/). Local: US Chácara da Fumaça (estrada Martin Félix Berta, 2432, bairro Alto Petrópolis). Horário: 9h às 17h.

– Testagem rápida para HIV e atividades de educação em saúde. Local: Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras drogas - CAPS AD 3 Partenon Lomba do Pinheiro (rua Dona Firmina, 144).

– Testagem rápida para HIV, com atendimento imediato por infectologistas. Local: Hospital Restinga Extremo-Sul.

03/12 – Rodas de conversa sobre o tema estereótipos de gênero - sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis e Fique Sabendo Jovem. Local: US Lomba do Pinheiro (rua João de Oliveira Remião, 6111). Horário: 8h30 às 17h.

–  A paixão de JL – Direção: Carlos Nader (Documentário. 2014. 82 min. Brasil). Local: Cinemateca Capitólio.
Horário: 20h. Haverá debate após a exibição do documentário.

04/12 – Fique Sabendo Jovem. Local: Parque Farroupilha (Redenção), em frente do Monumento ao Expedicionário. Horário: 16h às 20h.

06/12 – Ação de rua da equipe itinerante da Gerência de Saúde Glória, Cruzeiro e Cristal. Local: Praça da Vila Ecológica, bairro Santa Teresa, zona Sul da Capital. Horário: 8h às 17h.

07/12 – Fique Sabendo Jovem. Local: rua Álvaro Difini, 300 - CTG Porteira da Restinga. Horário: 13h às 16h.

10/12  – Fique Sabendo Jovem. Local: Bairro Bom Jesus. Horário a definir.

11/12 – Fique Sabendo Jovem. Local: Parque Farroupilha (Redenção), em frente do Monumento ao Expedicionário. Horário: 16h às 20h.

17/12 – Fique Sabendo Jovem. Local: Restinga. Horário a definir.

18/12 – Fique Sabendo Jovem. Local: Parque Farroupilha (Redenção), em frente do Monumento ao Expedicionário. Horário: 16h às 20h.

Instalação urbana Aids: os sentidos da prevenção
Dias 1º, 2, 5 e 6, das 11h às 14h das 17h às 20h | Dia 3, das 11h às 15h. No domingo, 4, não haverá visitação.
Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre
Assessoria de Comunicação da SMS: 3289-2710, 2711 e 2732

Outras informações podem ser obtidas no site http://hivaidspoa.weebly.com/.

/aids /hiv /prevencao /saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário