segunda-feira, 6 de abril de 2015

Curso discute relação entre a feminização do HIV/Aids e violência de gênero

Evento ocorre nos dias 8 e 9 de abril em Viamão (RS) o primeiro de três

O município de Viamão vai sediar nos dias 8 e 9 de abril o curso de capacitação intitulado “Desvendando conexões entre o HIV/AIDS e a Violência de Gênero”, executado pela ONG Coletivo Feminino Plural através do Projeto Conexões – Estratégias Integradas Contra o HIV/AIDS e a Violência de Gênero, que visa sensibilizar os profissionais da área de saúde, segurança pública, conselheiros/as de saúde e de direitos da mulher e sociedade civil para as conexões existentes entre as epidemias. O evento será das 9 às 17 horas, nos dias 8 e 9 de abril, no salão social do Paraíso Park, na Estrada Caminho do Meio, 14000 – Vila Augusta – Viamão. A participação é gratuita.

A capacitação tem como finalidade ampliar o número de agentes envolvidos que, sensibilizados e instrumentalizados, poderão atuar na percepção das conexões/interseções entre os dois grandes problemas, impactando no Sistema Único de Saúde e nas políticas públicas em geral. Essas duas epidemias crescentes no Brasil são conectadas pelas desigualdades nas relações de gênero e mesmo assim, constata-se que há lacunas de informação com relação a conexão existente entre as duas. Este projeto será desenvolvido em Canoas, Porto Alegre e Viamão, municípios que apresentam dados preocupantes quanto ao HIV e a violência entre as mulheres. Tem apoio da Secretaria Estadual da Saúde e da Rede Feminista de Saúde e conta com as parcerias das Secretarias Municipais de Saúde, Conselhos de Direitos e do Fórum de Ongs/Aids. 

Programação:

Entre os temas que serão debatidos no curso estão “A violência de Gênero e HIV/Aids”, “Violência Sexual”, “Atenção em Saúde e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, “Norma Técnica da Violência Sexual; Notificação da Violência; Notificação HIV”, “Conceito de Rede: Atenção em Saúde e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, entre outros.

Palestrantes:

Secretária de Saúde de Viamão, Sandra Sperotto,
Coordenadora da Seção Estadual DST/AIDS, Marina Silvestre
Coordenadora do Projeto Conexões, Neusa Heinzelmann
 Movimento Nacional Cidadãs Positivas, Silvia Aloia
Instituto Geral de Perícias, Andrea Brochier
Regional da Rede Feminista de Saúde, Telia Negrão
Projeto Conexões, Lisarb DÓco
Coordenadora Executiva Fórum Ong Aids, Márcia Leão
Coordenadora do Centro de Referência para as Mulheres em Situação de Violência de Canoas, Renata Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário